sexta-feira, 9 de maio de 2008

Atividades Unidades 3 e 7




ATIVIDADES A DISTÂNCIA - MÓDULO 3



Use o e-mail que vocês criaram e mandem o endereço de seus blogs para os formadores no seguinte endereço:


ntectbanos@hotmail.com


Aproveite para se apresentar, cumprimentar e contar suas expectativas em relação ao curso.


Agora que sabe como proceder para escrever mensagens e enviá-las:


· Abra o navegador de Internet,
· Acesse o provedor de sua conta de correio eletrônico,
· Digite seu nome de usuário e senha e clique em acessar.
· Uma vez que a página de sua conta esteja na tela, procure o comando Escrever
e-mail ou Novo e o sistema abrirá uma janela para que possa escrever.
· Preencha os campos do destinatário, assunto, corpo da mensagem e clique
em enviar mensagem.
O tema é livre, você também poderá escrever para amigos, familiares, alunos, colegas, e assim por diante).

Envie e-mail


PRATIQUE



ATIVIDADES A DISTÂNCIA - MÓDULO 7


ATIVIDADE DE PESQUISA 1


Esta atividade visa ampliar seu repertório sobre os modelos e conteúdos abordados em blogs de outras pessoas, como base para construir o seu.


1) Leia o texto de Paloma Cotes, Quer aprender? Crie um blog (disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html). O texto discorre sobre como alunos e professores estão usando os diários na internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações.



Visite alguns blogs e observe as questões de tempo, espaço, estética e poste no seu blog quais blogs visitou e faça um pequeno relatório sobre suas impressões.



Opções de Blogs para visitar:


2) Visites alguns dos blogs da lista abaixo. São blogs de escolas, de professores e sobre tecnologia:
Primeiro blog da escola -
http://caicmariano.blogdrive.com/
Primeiro blog com alunos -
http://acelera2005.blogdrive.com/
Blog colaborativo sobre a Copa -
http://copamundo.blogspot.com/
Sites e dicas interessantes para professores -
http://of2edu.blogspot.com/
Blog da escola -
http://caicmariano.blogspot.com/
Blog do Centro de Referência Educacional -



Dinâmica Educativa :: Dinâmicas de Grupo - http://dinamicaeducativa.blogspot.com/feeds/posts/default
http://dinamicaeducativa.blogspot.com/2007/12/dicas-de-trava-linguas.html
Alma de Educador -
http://almadeeducador.blogspot.com/
Ciberespaço na escola -
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/
Edublogosfera – informa endereços de blogs -
http://edublogosfera.blogspot.com/atom.xml
Nanotecnologia -
http://viniciusgerva.blogspot.com/
Edesio.ueg – sobre tecnologia -
http://ed.ueg.zip.net/
Yahoo! Busca Educação
http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2005/07/use_blogs_como.html
Informática Educativa -
http://jmzimmer.blog.uol.com.br/
Lousa Digital -
http://lousadigital.blogspot.com/
Conexão Blog / YouTube -
http://e-educador.com/index.php/educa-nos-blogs-mainmenu-132
Efetividade.net – sobre apresentações de slides -
http://www.efetividade.net/2008/02/27/como-estar-preparado-para-sua-apresentacao-em-sala-de-aula/


3) Há inúmeros outros blogs. Utilize os sites de busca para localizá-los, utilizando palavras-
chave de assuntos de seu interesse.


Mais exemplos de Blogs e Fotologs para você visitar:


• Diário de bordo da Família Schurmann -http://www.schurmann.com.br/home/index.asp
• Mensagem do Dia (blog do escritor Paulo Coelho) -
http://paulocoelho.globolog.com.br/


Vale a pena visitar estes fotologs, de fotógrafos amadores postando seus ensaios fotográficos.



Serviços gratuitos de blog e fotolog:


Blogger Brasil - http://blogger.globo.com/index.jsp
BliG - http://blig.ig.com.br/index.php Fotoflog - http://
www.fotoflog.com.br/
Gigafoto -
http://www.gigafoto.com.br/


ATIVIDADE DE PRÁTICA 2

Organize uma atividade para que seus alunos possam criar seus próprios blogs. (Podem fazer esta atividade em grupo, de 1ª a 4ª série pode ser um blog para a turma)
Depois, organize um debate sobre essa experiência. Incentive o uso do correio eletrônico, a lista de discussão on-line, o fórum de discussão, o bate-papo e os próprios blogs para debater o tema.

Esta atividade deverá ser elaborada durante o decorrer do curso apresentada no último encontro, usando todos os recursos que aprenderam no curso e que descobriram com as pesquisas. Sabemos que os trabalhos serão maravilhosos.

Lembre-se: Compartilhe com seus amigos tudo o que você encontrar de melhor na internet.

7 comentários:

Janara Kuroki disse...

Vamos turma, está fácil!!!! Mostrem o que são capazes de fazer...

angel disse...

Tá muito difícil.
Estamos preocupados, mas é pouco tempo para desenvolver as atividades. A maioria dos profs não têm internet e estão com dificuldade em executar as atividades.
Acho que vamos precisar conversar na próxima aula.

Esoleide disse...

Olá Angelita, não precisa ficar apavorada!!!! Só queremos que mandem um e-mail com o endereço do seu blog e visite alguns blogs daqueles que colocamos na página, para poderem ter uma maior familiaridade com esta ferramenta, depois é só escrever um parecer sobre o que observaram e postar no blog que vocês construiram.

Sandro F. Barcelos disse...

Ei pessoal.
Gostaria de deixar uma sugestão, para os que estão iniciando em linux e em computação e até mesmo para os mais experientes no assunto.
Visitem o site:
www.apostilando.com
Lá irão encontrar apostilas de linux, principalmente para quem esta iniciando.
Basta fazer o cadastro, que é gratuito e simples, e fazer o download das mesmas.
Qualquer duvida, deixem um recado no meu site: www.sandrowave.webs.com

Janara, Esoleide e Jorge. Se eu puder colaborar com alguma coisa no curso, por favor, entrem em contato.
Um abraço.
Att.
Sandro

Unknown disse...

Olá equipe!
Muito importante o processo de construção de ações em ambientes interativos. Cultura na Rede torce pelo sucesso das propostas aqui levantadas.
Abraços
Luiz Napoleão Vieira

Guisolphiprof.2008 disse...

Ola pessoal.Muito bom o curso, todos os professores deveriam fazer.Se já tem conhecimento tudo bem podem ajudar quem não tem muita experiencia assim como eu tá.
Bem mas na minha opinião sempre há algo novo para aprender e compartilhar.Valeu a experiência, até a próxima.

João o aprendiz disse...

Antes de iniciar os cursos on-line eu achava que era muito fácil, que era só entrar e resolver, enfim que não poderia existir muito aprendizado. Mas estou mudando meu modo de ver o aprendizado à distância. São orientadas leituras riquíssimas, a produção textual é ponto fundamental e a construção do conhecimento vai ficando cada vez mais evidente.