terça-feira, 1 de julho de 2008

Atividades Unidades 4 e 5





Atividade Unidade 04


Agora que já conversamos sobre fórum e como ele pode ser utilizado, é hora de participar de uma discussão desse tipo.

Entre no nosso fórum sobre Introdução a Educação Digital: O Papel do Educador e as Mudanças Ocorridas com a inserção da Tecnologia na Sala de Aula.


Como participar:

1º Clique na figura ao lado direito da tela do Blog Geral na figura do FÓRUM;

2º Depois de abrir, clique no item: O Papel do Educador e as Mudanças Ocorridas com a inserção da Tecnologia na Sala de Aula ;

3º Irá abrir outra tela onde vocês deverão colocar a senha do seu grupo.

4º Clique em Novo Tópico (New Topic),que remeterá vocês a uma nova tela que trará: Nome de Usuário (seu nome), Assunto (que terá que ter no mínimo 5 caracteres), e uma tela onde vocês digitarão seus comentários. Logo abaixo vocês visualizarão: Previsualizar (onde poderão ver como ficou o texto antes de editar), Rascunho e Enviar. Clique em enviar.


Postem também sua contribuição no blog, não esquecendo de colocar como título Atividade Unidade 04.


Atividade Unidade 05


Como atividade da Unidade 5 vocês deverão:

1- Ler o artigo “Formação do Conhecimento Coletivo: O Papel do Professor em Tempos de Web Arte e Copyleft”, que aborda questões relativas à incorporação de recursos virtuais como um componente de cursos presenciais, bem como os problemas decorrentes do uso desta estratégia.
Após uma breve apresentação dos recursos para a educação a distância, o autor mostra as vantagens do uso dessa modalidade de educação. O impacto da tecnologia na educação e os institutos legais à disposição do educador são abordados nesse trabalho. Finalmente, o autor Luís Rogério da Silva discute as perspectivas em pedagogia e questiona a respeito do significado da escola na atualidade. Este artigo está disponível em
http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.pdf

2- Ler o texto “Como utilizar a Internet na educação”, de José Manuel Moran, disponível em
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006

Neste texto, Prof. Moran faz um relato e análise de experiências pessoais e institucionais que utilizam a Internet na educação presencial como pesquisa, apoio ao ensino e como comunicação. Avalia os avanços e problemas que estão acontecendo atualmente, e mostra que a Internet é mais eficaz, quando está inserida em processos de ensino aprendizagem e de comunicação que integram as dimensões pessoais, as comunitárias e as tecnológicas.


Após ler os artigos, registre suas impressões no seu blog.



Bom Trabalho!

Um comentário:

Sandro F. Barcelos disse...

Pessoal a Atividade da Unidade 4, vocês colocaram os passos, porém não esta lá o item "Introdução a Educação Digital". DeÊm uma olhada.
Eu fiz a Atividade 4 porém acho que postei em um outro Grupo...rsss.